Covid-19

2020-11-21

Devido à pandemia causada pelo Covid-19, teve início uma quarentena que afetou praticamente todos os campeonatos que faziam parte dos calendários das federações e confederações esportivas de todos os países afetados. Em vários momentos, algumas datas foram remarcadas para que os eventos acontecessem e acabaram tendo que ser desmarcadas, por força de decretos, não dependendo dos organizadores dos eventos. 

Porém, desde que surgiram os protocolos de segurança que foram criados, por especialistas, para evitar a contaminação pelo vírus, que os campeonatos voltaram a acontecer, desde agosto deste ano. Uma das principais exigências é a ausência de público, onde somente os atletas competidores podem estar presentes. 

O Jiu-Jitsu foi a arte marcial que deu o ponta pé inicial, pelo que se tem notícia, na volta dos campeonatos, seguido pelo MMA. Desde agosto que os campeonatos vem acontecendo, inclusive em locais consagrados, como a Arena Carioca 1, onde aconteceram as lutas olímpicas no Brasil. O Boxe e o UFC também já tiveram edições concretizadas. O Shooto Brasil já realizou várias edições, em um curto espaço de tempo. E no dia 28 de novembro será realizado o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Olímpico Open, pela CBJJO (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico), que já está com as inscrições encerradas por ter atingido o número limite de competidores. 

Nesse clima de retomada dos campeonatos, a FKBERJ (Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro) remarcou a data da 6ª Taça Guanabara de Kickboxing, que deveria ter acontecido em março. O evento foi adiado, porém, a data limite para inscrições e pagamentos foi antes do decreto, o que significa que os atletas já tinham se organizado e pago para competir desde o início desse ano. Uma data havia sido marcada para novembro, mas precisou ser desmarcada por força de decreto. Agora, uma nova data foi marcada, pela federação, para o dia 20 de dezembro o que, inclusive, dá uma oportunidade para os atletas que não tinham feito a inscrição em março, até a data limite. 

Por se tratar de um evento que já estava sendo aguardado, os atletas se mantinham em forma, porque sabiam que poderia ser remarcado a qualquer momento. A própria federação fez uma campanha em parceria com a Sempre em Pé para incentivar os atletas a se manterem em forma, o que ficou mais fácil com a volta dos treinos presenciais há alguns meses. Pelo lado financeiro, os atletas que iriam competir em março já estão todos com suas inscrições pagas, o que não trará oneração para os mesmos. Perdeu a inscrição em março? Quer garantir sua vaga para o Campeonato Brasileiro de Kickboxing? Corre, aproveite a nova oportunidade e garanta sua vaga! 

Em breve, estaremos trazendo mais informações sobre os eventos que estão acontecendo e sobre as regras e protocolos de segurança que são exigidos por todos eles, cada um com seus critérios específicos, cumprindo as exigências próprias para cada estilo de luta. 

Matéria: Fabiana Almeida 

#SempreEmPé #PáginaSempreEmPé #paginasempreempe #APáginaDoAtleta #Eventos #Campeonatos #ArtesMarciais #Lutas


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/cbkbcom/library/Zend/Db/Table/Abstract.php on line 1307