Confederação Brasileira de Kickboxing

Fabiano Mineiro

Nome: Fabiano Antônio da Silva
Idade: 34 anos
Cidade Natal: Patos de Minas/MG

 

O objetivo da sessão do atleta do mês é homenagear atletas com conquistas importantes no mês que passou e conhecer um pouco mais da história de vida e do dia a dia desses guerreiros e guerreiras.

 

A sessão do mês de agosto homenageia um lutador que dedica sua vida ao esporte há um longo tempo. Fabiano Antônio da Silva, mais conhecido como Fabiano Mineiro. Aos 34 anos, Fabiano teve seu primeiro contato com o Kickboxing aos sete anos de idade. No início percebia que não tinha aptidão para esportes coletivos e logo migrou para as artes marciais, primeiro com a capoeira e a luta livre, até chegar ao Kickboxing. Porém, a certeza de que estava no esporte que lhe daria tudo na vida só veio um pouco mais tarde, quando assistia um DVD de Full Contact entre os experientes Inafitali Gomes e Marcelo Bahia, onde ficou impressionado com o alto nível técnico e resolveu se dedicar integralmente ao esporte. Além da inspiração através do DVD, Fabiano se inspirava em grandes nomes do esporte como Paulo Zorello, Semmy Schilt e Ramon Dekkers.

 

Criado na pequena cidade de Patos de Minas, no interior de Minas Gerais, Fabiano teve uma infância tranquila, em que logo cedo, precisou ajudar sua mãe e começou a conciliar o trabalho como costureiro na fábrica de roupas da matriarca com os treinos. Além das artes marciais, ele tinha o sonho de ser Professor de Matemática, algo incomum para uma criança da sua idade. Com o tempo, a paixão pela luta falou mais alto e Fabiano foi se dedicar exclusivamente ao esporte, enquanto seguia ajudando sua mãe. Ao atingir a maioridade, ele trocou a Matemática pela Educação Física, ingressou e se formou na faculdade em um curso onde poderia agregar a sua carreira de atleta e assim seguiu até hoje.

 

Dentro do ringue, se considera um atleta muito versátil, que está sempre disposto a aprender e a melhorar. Apesar da inteligência quando está em combate, não deixa de mostrar agressividade e garante também não deixar nenhum golpe sem resposta, com o coração sempre na ponta da luva. Fora do ambiente de trabalho, se diz um cara muito tranquilo em relação a algumas coisas, mas ao mesmo tempo também muito agitado, talvez pelo instinto lutador que está sempre ali presente. Um dos seus maiores hobbies no tempo livre é estar com família e amigos, além de praticar outro esporte: o basquete.

 

Fabiano soma uma vasta carreira no Kickboxing. Com diversos títulos conquistados e participação em grandes eventos do cenário mundial, como o WGP Kickboxing, em que ele tem quatro lutas disputadas. Entre as suas principais conquistas estão o Campeonato Brasileiro de 2017, na modalidade Low Kicks e também um Sul-americano de Kickboxing, além de um Bicampeonato na Copa do Mundo WAKO.

 

Para ser selecionado o atleta do mês de agosto, Fabiano fez bonito. Primeiro, no dia 23 de julho, ele participou do Prime Kickboxing, em Fortaleza, no Ceará. E brilhou. Fabiano fez uma das lutas mais importantes da noite, ao enfrentar Neto Fúria pelo cinturão de K-1 na divisão dos Super-Médios (até 78,1kg). Em uma grande luta, que foi eleita a melhor da noite, o mineiro levou a melhor e sagrou-se campeão depois de uma verdadeira guerra. Logo após o evento, Fabiano não perdeu tempo e já viajou até Cascavel, no Paraná, onde participou do Camp da Seleção Brasileira de Kickboxing, no Centro de Treinamento de Atletismo, local onde foi disponibilizada uma grande estrutura, com alimentação, acompanhamento fisioterápico e muito mais, para os atletas se capacitarem ainda mais para os próximos desafios no cenário nacional e mundial.

 

Fabiano é mais uma prova que o foco e a disciplina podem vir desde cedo e também que a caminhada é árdua, mas com força de vontade, sabedoria e fé os objetivos são conquistados. Mesmo com todas as dificuldades, tem conseguido trilhar sua trajetória de sucesso na vida através do esporte. Parabéns ao lutador e sua equipe.