Lucas Rafael
Nome: Lucas Rafael
Idade: 21 anos
Cidade: Sorocaba/SP
O objetivo da sessão do atleta do mês é homenagear atletas com conquistas importantes no mês que passou e conhecer um pouco mais da história de vida e do dia a dia desses guerreiros e guerreiras. A sessão do mês de novembro homenageia um jovem talento da geração do Kickboxing nacional e que vem escrevendo capítulos vitoriosos no seu início da trajetória profissional.
Nascido e criado em Sorocaba, Lucas Rafael, que hoje tem 21 anos, começou muito cedo nas artes marciais, aos oito. Como era uma criança sedentária, os pais resolveram o colocar em um projeto social do bairro onde morava que dava aulas de Kickboxing. Sempre muito competitivo, Lucas pegou gosto pelo esporte logo na sua primeira competição e depois de sentir a adrenalina da luta nunca mais quis parar. Na época uma de suas inspirações vieram do lendário lutador Anderson Silva, que ainda fazia história mundo afora. Com carreira focada no Kickboxing, Lucas participou de todas as competições do circuito durante sua adolescência e foi conquistando títulos e bagagem para alçar voos ainda maiores.
Hoje ele possui uma academia de Kickboxing em seu bairro, em que consegue abrigar um projeto social para dar chances a crianças e adolescentes que tenham a mesma oportunidade que ele um dia teve. E cinco desses alunos do projeto, já conquistaram títulos nacionais e internacionais, motivo de muito orgulho para Lucas.
Dentro do ringue, ele se diz um atleta tranquilo e muito focado. Seus pontos fortes são os contra golpes e os chutes, além de se considerar um lutador inteligente, ágil e versátil tecnicamente. Fora dele, é uma pessoa bem caseira, que gosta de curtir o tempo livre com sua família e namorada. Ele também está no último ano da faculdade de Educação Física na universidade FEFISO e hoje ele concilia os estudos, com o trabalho como professor e os treinos para as competições.
A trajetória que o levou a escolha do atleta do mês começou no final de 2022, quando foi um dos atletas brasileiros a vencer o Pan-Americano e conquistar uma vaga para o World Combat Games, na Arábia Saudita. Evento esse que integra as competições oficiais do COI (Comitê Olímpico Internacional) e um caminho muito importante para o sonho de um dia participar dos Jogos Olímpicos, após a inclusão definitiva do Kickboxing no hall de modalidades. E foi justamente nesse torneio, no último mês de outubro, que Lucas fez história.
Pela categoria até 81kg, ele fez três duelos antes de se sagrar campeão. No primeiro embate, diante de um atleta da Croácia, atual campeão europeu e segundo colocado no ranking mundial, fez bonito ao vencer por pontos depois de um knockdown certeiro com um chute na costela no terceiro round. Já no segundo combate, encarou um atleta do Cazaquistão, atual campeão asiático e sexto colocado no ranking mundial. E em um duelo muito equilibrado, com os dois atletas alternando à frente do 0placar, Lucas venceu após uma virada nos segundos finais. E o terceiro e derradeiro combate foi diante de um atleta da Bósnia, que por incrível que pareça foi também o duelo mais confortável para Lucas. Por conta da estratégia e dos estilos de jogo, o brasileiro ficou a frente durante todo o combate e trouxe medalha de ouro para o Brasil.
Além disso, esse ano Lucas também deu um salto na carreira profissional ao participar da edição 71 do WGP. Com uma luta e uma vitória no evento até então, ele estava escalado para encarar Marcelo Coliseu nas Super Fights da noite, mas com um problema de ordem médica de Gustavo Jones, protagonista do main event da noite, ele foi convocado para substituí-lo no duelo diante do campeão Jonas Salsicha, sem valer o cinturão da categoria até 78.1kg. E apesar da pouca experiência e da qualidade do seu oponente, ele fez grande duelo e vendeu muito caro a derrota por decisão dividida para o campeão.
O paulista é mais uma prova de que com vontade, sabedoria e fé os objetivos são conquistados. Parabéns ao lutador e sua equipe pela linda trajetória traçada até então. E que as linhas que ainda estão em branco sejam recheadas de mais alegrias, conquistas e reconhecimento.