Confederação Brasileira de Kickboxing

WGP Kickboxing volta a Brasília com disputa de título e segunda parte do Super 8 Challenger GP

Evento acontece no próximo dia 19 de maio, em Brasília e coloca o campeão dos Leves Renzo Martinez e o desafiante Cabelo Monteiro frente a frente; Duelo de peso entre Brasil e Argentina e segunda parte do Super 8 Challenger GP dos Super-Leves também agitam card. 

Com pouco tempo após a última edição, o WGP Kickboxing já tem data marcada para o terceiro ato de 2024. No próximo dia 19 de maio, no ginásio da AABB, em Brasília, a organização chega com o WGP 75 e diversas atrações no card. Na luta principal da noite, o boliviano campeão dos Leves (até 60kg), Renzo Martinez, coloca seu cinturão em jogo diante do desafiante brasileiro Cabelo Monteiro. O evento conta também com a segunda parte do Super 8 Challenger GP dos Super-Leves (até 64,5kg), que chega com as duas quartas de finais restantes. De um lado Denis Junior e Mateus Machado se encaram, enquanto do outro o embate será entre Diego Piovesan e Alex Reis. Os dois vencedores avançam às semifinais e se juntam a Vinicius Mestrinier e Gabriel de Lima que conquistaram as vagas no WGP 73. Outro destaque do card principal do WGP 75 é a Special fight da noite, entre o brasileiro Julio Assunção e o argentino Marcos ‘Wasabi’ Rios também pela divisão dos Super-Leves. O evento tem início a partir das 16h50 com o Undercard e depois as 20h com as Super Fights e Main Card com transmissão ao vivo do Combate.

O WGP 75 será realizado, mais uma vez, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Distrito Federal através de termo de fomento. Por isso, a organização disponibiliza os ingressos para o evento de forma gratuita (em troca de 1kg de alimento não perecível) para projetos de incentivo ao esporte indicados pela Secretaria.
Campeão faz sua primeira defesa de título em duelo muito aguardado.

A luta principal da edição 75 tem gerado muito expectativa entre os fãs de Kickboxing e do WGP. O embate entre Renzo Martinez e Cabelo Monteiro já tem sido ventilado há um bom tempo e isso aumentou o burburinho entre os fãs de cada atleta. De um lado, o campeão Renzo retorna ao WGP um ano e meio após sua última aparição, quando disputou o título da categoria de cima, dos Super-Leves, diante de Tomas Chacal no WGP Studio 1 e acabou derrotado frustrando seu desejo de se tornar um duplo-campeão da organização. Antes disso havia se consagrado campeão dos Leves na edição 65, na Bolívia, quando fez a festa da galera ao bater Hector Santiago por decisão unânime. No WGP já foram 12 duelos disputados. Apesar dos 27 anos, possui muita experiência e bagagem no evento e agora chegou a hora de se consolidar de vez como campeão ao fazer sua primeira defesa de título.

Do outro lado está o desafiante Cabelo Monteiro, que conquistou o posto e a posição número 1 do ranking depois de ótima sequência. Natural de Valparaiso, em Goiás, mas radicado em Brasília, ele estará em casa. E conta com o apoio da galera para emendar mais um triunfo na organização e ser coroado com o título depois de um trabalho de muita evolução no evento. Depois no revés para Leo Corrales, na final do Challenger GP na edição 65, e que acabou com uma sequência de quatro triunfos seguidos, ele engatou outras duas vitórias consecutivas, sendo uma delas com um lindo nocaute, e se recolocou na rota pelo título. No total são 10 duelos no evento e oito triunfos. Cabelo é um dos maiores prospectos da categoria no país.

E tem mais luta no WGP 75 que promete. O embate entre Brasil vs Argentina coloca frente a frente o anfitrião Julio Assunção e o visitante Marcos ‘Wasabi’ Rios. Conhecido pela sua agressividade, Julio é uma das apostas do estado do Distrito Federal em competições nacionais e internacionais e já soma seis participações no WGP, com quatro vitórias e dois reveses.Na última aparição, ele bateu outro argentino, Lucas Oporto, por decisão unânime na edição 72. Do outro lado do ringue estará Marcos Rios, um argentino casca-grossa. E os números dele no evento comprovam isso. Foram quatro duelos disputados no WGP e todos eles vencidos por nocaute. A última luta foi justamente na última edição do evento, diante de Facu Suarez, no WGP 74. E por ter conseguido o nocaute no segundo round com um lindo chute alto sem se lesionar, nem se desgastar muito, Marcos se prontificou a lutar novamente e agora faz o co-main event da edição 75.

Super 8 Challenger GP dos leves conhece seus últimos semifinalistas

O WGP 75 tem no seu card principal outra atração de tirar o fôlego. Trata-se do Super 8 Challenger GP dos Super-Leves, que reúne oito dos melhores atletas da categoria para se enfrentar em sistema de mata-mata em diferentes edições. As duas primeiras quartas de finais aconteceram na edição 73 e coroaram Vinicius Mestrinier e Gabriel de Lima, que venceram seus duelos e avançaram para se enfrentar em uma das semifinais. Agora vamos conhecer os outros dois semifinalistas. Primeiro se encaram Denis Jr e Mateus Machado. Conhecido como um dos maiores talentos da geração no país, Denis chega para sua quinta aparição no WGP e embalado por uma grande sequência de três triunfos consecutivos. Já Mateus vai para o seu sexto duelo e tenta se recuperar do último revés sofrido na edição 69, para Marcos Wasabi, no qual era melhor, mas foi surpreendido com um golpe rodado no último round e acabou derrotado. Ele soma duas vitórias na organização. 

Na última das quartas de finais, pode-se dizer que temos um duelo de diferentes gerações. De um lado está Diego Piovesan, ex-campeão dos Leves e com muita bagagem no evento. Com um total de 11 duelos disputados, ele ficou invicto durante oito lutas e só perdeu o cinturão porque decidiu dar um tempo na carreira. Quando voltou, subiu de divisão de peso e enfrentou Vinicius Mestrinier e Ignacio El Fino, dois dos últimos desafiantes ao título na categoria dos Super-Leves. Apesar dos reveses, Diego vendeu caro as derrotas e mostrou que pode fazer bonito nesse GP e chegar ao topo da divisão. Do outro lado está Alex Reis, que vem galgando seu espaço no evento e já soma cinco participações. Ele chegou a ser derrotado por Denis Jr, outra participante do GP, recentemente, mas se recuperou e vem e triunfo sobre Ramom Rozendo, na edição 72.

O evento conta ainda com o duelo entre Cicero Evangelista e Gabriel Vinicius no Main Card pelos Super-Médios, além de outras 11 lutas, com destaque para as duas Super Fights internacionais entre o brasileiro Mateus Pakitoo e o chileno Diego Torres pelo Leves e também entre João Pedro Simão e o boliviano Josias Nuñez pela divisão dos Cruzadores. 

WGP 75: Renzo Martinez vs Cabelo Monteiro
Data: 19/05/2024
Local: Ginásio da AABB – Brasília, Distrito Federal, Brasil 
Horário: 16h50 (Undercard) / 20h (Super Fights e Main Card)

Transmissão: Canal Combate para todo Brasil e DirecTV para América Latina e Caribe (a partir 20h)

WGP 75 Main Card
Main Event: WGP Title Bout
Lightweight (60kg)
Renzo Martinez (Team Marcelo Salas - BOL) vs Cabelo Monteiro (CF House - BRA)

Special Fight
Super Lightweight (64,5kg)
Julio Assunção (Cerrado Kickboxing - BRA) vs Marcos ‘Wasabi’ Rios (Dojo Serpiente – ARG)

Special Fight
Super Middleweight (78,1 kg)
Gabriel Vinicius (Cerrado MMA) vs Cicero Evangelista (União ABC)

Super 8 Challenger GP - Quarterfinal 4
Super Lightweight (64,5kg)
Alex Reis (Team Alex Reis) vs Diego Piovesan (União ABC) 

Super 8 Challenger GP - Quarterfinal 4
Super Lightweight (64,5kg)
Denis Jr (Coliseu Fight Club) vs Mateus Machado (CF House)

WGP 75 Super Fights

Super Fight
Lightweight (60kg)
Mateus Pakitoo (Apocalypse Fight Team/DMST - BRA) vs Diego Torres (Strikebox Concepcion – CHI)

Super Fight
Cruiserweight (85,1kg)
Josias Nuñez (Team Marcelo Salas - BOL) vs João Pedro Simão (Impacto Team - BRA)

Super Fight
Super Lightweight (64,5kg)
Augusto Almeida (Fight House) vs Lucas Peixoto (APKB/Two Brothers)

Super Fight
Lightweight (60kg)
Edgar Boca (Kiai Dojo) vs Jonathan Koringa (Gladiadores Top Fight)


Super Fight
Super Lightweight (64,5kg)
Thiago Oliveira (Team Vini) vs Meijy Batista (Team MB Fight)

WGP 75 Undercard

Fight
Light Midddleweight (71,8kg)
Willem Brandão (Saga Kombat) vs Mickaell Grambole (Chute Kombat)

Fight
Cruiserweight (85,1kg)
Jaime Samoa (RKT) vs Anderson Felix (Team Vini)

      Fight
Lightweight (60kg)
Izaque Rocha (Chute Boxe Bahia) vs Kauan Lee (Medley Top Team)

Fight
Lightweight (60kg)
Wilker Ferreira (CF House) vs Sidney Hipolito (Pantera Team)

Fight
Light Midddleweight (71,8kg)
Jonathas Dourado (Chute Boxe Bahia) vs Evandro Taipan (Team Pantera)

Fight
Women´s Lightweight (60kg)
Camila Lopes (Saga Kombat Team) vs Amanda Vaz (Medley Top Team)