Confederação Brasileira de Kickboxing

BOLSA ATLETA RIO GRANDE DO SUL

Danrlei de Deus, Secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, lança o programa Bolsa Atleta para o estado. 

 

 

Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com auxílios para atletas e técnico, a iniciativa inédita no estado gaúcho, a qual prevê 600 beneficiados para o Programa Bolsa Atleta. As bolsas se dividem nas categorias de Esporte Educacional, Esporte de Rendimento e Esporte Olímpico e Paralímpico. A criação do programa veio com a Lei 16.012/23, que estabelece o Bolsa Atleta Nacional com valor de R$ 1000 mensal e, o Internacional, com valor de R$ 2000.  

A terceira fase, com a listagem de contemplados pelas categorias Educacional, Olímpico e Paralímpico, foi publicada em Diário Oficial no último dia 08 de agosto (quinta-feira). O objetivo do governo do estado é apoiar os atletas que representarão o estado nos próximos campeonatos. 

A contemplação do Kickboxing CBKB no Programa Bolsa Atleta foi uma conquista importante, liderada por Bruno Ortiz Porto, que era até então o Diretor Geral da Secretaria Estadual. Assim, o Kickboxing, que tem reconhecimento do COI e já está presente em importantes competições, como os Jogos Europeus, O World Games e o World Combat Games, ganha ainda mais força.

Segundo Mestre Paulo Cafuringa, Presidente da FRMK (Federação Rio-grandense de Muaythai e Kickboxing), a prioridade para escolha dos contemplados, além dos títulos, foi a antiguidade no esporte, ou seja, maior graduação, seguindo o princípio marcial. Ele também aponta que a criação do programa foi um importante passo para a retomada da confiança na máquina pública. Pois, ao cuidar do esporte, também se cuida da saúde da população, reduzindo muitas doenças ou mitigando o efeito delas. 

O programa foi desenvolvido após a descentralização do poder entre as secretarias, uma mudança crucial na gestão estadual. Antes, o esporte ficava a cargo da mesma secretaria que cuidava de agendas como o Turismo. E, hoje, há um secretário dedicado exclusivamente ao Esporte e ao Lazer, que também possui um currículo extenso como atleta. 

Dentre as reestruturações de gestão, a Secretaria Estadual reconheceu a FRMK como Federação oficial responsável pelo Kickboxing no Rio Grande do Sul. Somado a isso, outros projetos esportivos também foram fortalecidos e integrados ao sistema público, como o 

Projeto Fênix de Kickboxing, o qual promove aulas nas escolas públicas do estado, sejam elas municipais ou estaduais.

 

O que vem por aí?

O Bolsa Atleta pode ser um importante combustível para fomentar a prática esportiva do Kickboxing, além de auxiliar atletas a permanecerem por mais tempo na prática. Principalmente por reduzir a sobrecarga financeira que a participação no esporte traz, como a compra de materiais e inscrições em campeonatos.  Mestre Cafuringa acredita que esse programa caracteriza mais o esporte como uma profissão, entendendo que os treinos são sim trabalho e que isso é revertido beneficamente para a sociedade. 

O trabalho de base continua se fortalecendo em todo o Brasil, a fim de preparar atletas de excelência para tudo que o Kickboxing está se tornando. O esporte é construído todos os dias, não apenas pelos atletas e competições, mas também pela estrutura gestora, que dá forma e pleiteia por espaço e reconhecimento.

 

 

Mais Informações: 
E-mail: frmk.kickboxing@gmail.com
Telefone de Contato: (51) 99620-5624
Instagram: @cbkb.rs / @frmk.rs